Como Prevenir Acidentes no Ambiente de Trabalho

Como Prevenir Acidentes no Ambiente de Trabalho

No ambiente de trabalho nos deparamos com situações que colocam em risco a vida do trabalhador nos mais variados ramos de atividades. A cada ano milhões de trabalhadores sofrem acidentes de trabalho exercendo suas atividades, destacando ainda mais a importância de prevenção para preservação da vida.

Utilize equipamentos adequados

O primeiro passo para prevenção é a utilização de equipamentos de proteção adequados (EPi’s), utilizar uniformes devidamente sinalizados e protegidos para cada tipo de atividade a ser exercida.

Caso aconteça um acidente, informe imediatamente

Quando alguma acidente acontecer, a primeira providência a ser tomada é informar seus superiores. Com isto você previne a agravação do problema, previne riscos de acidentes futuros e conta com apoio para correção imediata do acidente.

Evite exercer funções sem experiência

Realizar atividades no qual você não está habituado pode ser um problema. Muitos acidentes acontecem pela falta de informação e conhecimento do uso de maquinários ou funções a serem exercidas.

Evite a pressa

Muitos problemas são desenvolvidos a partir da falta de atenção dos trabalhadores ao realizarem suas tarefas. Evite fazer o trabalho com pressa, assim você evita a exposição ao risco e não realizara seu serviço com má qualidade.  Não brinque no trabalho e fique atento a utilização das máquinas e ferramentas.

Adotando medidas simples e práticas você estará contribuído para diminuição do número de acidentes no ambiente de trabalho.