Exames e Consultas Ocupacionais - Entenda como eles protegem o trabalhador e a sua empresa. – MESO

Exames e Consultas Ocupacionais - Entenda como eles protegem o trabalhador e a sua empresa. – MESO

Exames e Consultas Ocupacionais – Entenda como eles protegem o trabalhador e a sua empresa.

Toda negócio necessita de funcionários, e para isso, é necessário contratá-los seguindo à risca o regime CLT. Contudo, a contratação de um colaborador vai além do pagamento do salário e benefícios.

Os exames ocupacionais são obrigatórios e devem ser realizados por todas as empresas. Eles fazem parte integrante do PCMSO, que é um conjunto amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores.

Para quem não sabe, os exames ocupacionais são ações preventivas que visam manter o bem-estar dos colaboradores, de modo a manter sua empresa de acordo com as normas e leis em vigência.

Os exames ocupacionais não são feitos apenas para evitar multas, mas, sim, para proteger o contratante, nesse caso, o seu negócio. Ao realizar os exames ocupacionais, você protege a sua empresa de eventuais processos e da ausência de funcionários devido ao afastamento, por exemplo.

Existem exames ocupacionais que sua empresa deve realizar, além de outros que funcionam como complemento. Mas focaremos naqueles que a sua empresa deve realizar sem hesitar.

Exame Admissional

O exame admissional é um dos importantes antes de contratar efetivamente um funcionário. Nele, o contratante conhece de fato o estado de saúde do trabalhador antes da contratação. O que protege não só o funcionário, mas, sobretudo, sua empresa.

Ao conhecer o estado de saúde do trabalhador, você atesta as condições físicas que ele estava antes da contratação. Em uma demissão, seu negócio estará protegido de eventuais processos.

Por exemplo: imagine que uma determinada função exija que o colaborador trabalhe sempre sentado. Ao realizar o exame admissional, caso você identifique algum problema relacionado à postura, sua empresa constata que o colaborador já possui esse problema antes mesmo de começar de fato a trabalhar. Isto é, o exame admissional protege sua empresa contra processos envolvendo as condições laborais.

Exames e Consultas Ocupacionais - Entenda como eles protegem o trabalhador e a sua empresa. – MESO

Exames Periódicos

Os exames periódicos são feitos com regularidade. Eles têm como objetivo acompanhar o estado de saúde do colaborador enquanto ele estiver a serviço da sua empresa.

O acompanhamento é essencial para evitar doenças ocupacionais, que são aquelas adquiridas dentro do ambiente de trabalho. Os exames periódicos funcionam como fator preventivo e que protege a empresa

Exames de mudança de função

Assim como o exame admissional, o exame de mudança de função verifica se o colaborador está realmente apto para realizar as funções pertinentes ao novo cargo.

Muitas funções, dependendo do cargo, exigem esforços e condições físicas diferentes dos usuais, nesses casos, é preciso contratar um médico do trabalho, já que ele é o profissional mais capacitado para realizar os exames ocupacionais, pois está apto para fazer exame de mudança de função, assim como todos os exames ocupacionais.

Exame de retorno ao trabalho

É feito o exame de retorno de trabalho para os colaboradores que voltaram de afastamento por: acidente, doenças ou gravidez. Só deve realizar esse exame ocupacional caso o tempo de afastamento seja superior a 30 dias, não aplicável em caso de férias.

Exame demissional

Quando o colaborador é desligado, é feito o exame demissional para verificar o estado de saúde do funcionário. Além disso, o exame tem como objetivo identificar, também, se houve desenvolvimento de alguma doença ocupacional, que possa ter surgido durante o período prestando serviços à empresa.

Realize os Exames Ocupacionais

Agora que você sabe por que deve realizar os exames ocupacionais na MESO, não tenha receio. Entre em contato conosco e faça uma consultoria, adeque a sua empresa às normas e leis regulamentadoras.



Publicado em: 18/08/2020

Whatsapp MESO Whatsapp MESO Guia de Encaminhamento